Uma Oração da Serenidade

Uma Oração da Serenidade

Nos momentos de conflito, aflição ou dor eu humildemente peço “Deus, conceda-me Serenidades”. 

No começo eu rezava a Oração da Serenidade seguidamente, às vezes de minuto em minuto, para trocar o desespero pela esperança e encontrar tranqüilidade.

E eu comecei a refletir no seu conteúdo. Três desejos são pedidos a Deus.

Primeiro: Serenidade. Eu precisava estar calma, serena, com mente, espírito e alma equilibrados para aceitar as coisas que eu não posso modificar: o trânsito, o tempo, o dia, a noite e.... a adicção. Aceitar que não causei, não posso controlar, nem curar a doença.

Segundo: Coragem. Necessitava coragem para modificar as coisas que posso: deixar de facilitar, estudar os passos e respeitar as tradições, partilhar, prestar serviço e fazer o desligamento com amor, trocar o desespero pela esperança e as atitudes negativas pelas positivas. Enfim, coragem para modificar a mim mesmo.

Terceiro: Sabedoria. Precisava de sabedoria para perceber a diferença entre quando aceitar uma situação e quando ter a coragem necessária para modificar as coisas que posso. E isso só adquiro através do estudo e prática do programa Nar-Anon, do reconhecimento da existência de um Poder Superior que tudo pode e da minha fé nele.

Reflexão para Hoje
Graças ao programa Nar-Anon, hoje a energia da Oração da Serenidade me acalma, me lembra que sou um ser humano imperfeito, impotente, mas em busca de mudanças, com confiança e fé nas orientações e no apoio do meu Poder Superior.
“Só posso modificar a mim mesmo, aos outros só posso amar.”